quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Algumas consideração sobre produtos para tricot

Tricotar o Peggy Sue deu trabalho, envolveu dedicação e paciência, na verdade, todo trabalho de tricot envolve essas coisas: dedicação, paciência e trabalho. No fim, quando o tricot tá pronto é quase como se fosse um filho que - guardadas as devidas proporções (óbvio) - tu quer tudo de melhor para ele. Agora, sabe o que é tudo de melhor para o meu tricot? A melhor lã, óbvio, mas depois de pronto os melhores botões!!
Aí é que a porca torce o rabo, pelo menos no meu mundo. Eu cresci (como tricoteira) com o exemplo das tricoteiras de fora do país (maior parta dos blogs que eu leio) então um dia desses, enquanto eu ainda procurava projetos de tricot para usar com vestidos eu encontrei um relato lindo e apaixonante sobre a importância dos botões. Em resumo, o texto era sobre a delicadeza, as inquietações e um mundo de dúvidas bobas, mas catárticas que acontecem na hora de escolher um botão entre todas as opções possíveis. Veja bem, escolher botão é uma experiência renovadora, iluminada é quase igual ler um livro bom. Além disso, o botão perfeito vai fazer com que o teu casaco (ou outro trabalho) fique ainda mais bonito. Se eu fizesse um casaco azul e colocasse botões madre-pérola iria dar uma imagem para o casaco, agora se eu fizesse um casaco azul e colocasse botões vermelhos a imagem do casaco é completamente outra. Um é pra uma festa social e o outro é pra andar na rua naqueles dias mais felizes (no meu caso). Forçando a barra da comparação um pouco mais eu poderia dizer que o casco, sendo o mesmo, e os botões sendo diferentes muda tudo. É como ler o Poema Tirado de uma Notícia de Jornal do Manuel Bandeira e ler a notícia real. A notícia é a mesma, mas o que foi feita dela e os lugares onde tu vai mostrar cada um desses textos é diferente. Idem, os botões torna o mesmo casaco em dois casacos diferentes.
A minha experiência comprando botões para o Peggy Sue pode ser comparada com a seguinte experiência: estar lendo um livro maravilhoso, mas antes do final o teu cachorro comer ele. Quando eu terminei o Peggy Sue eu tinha algumas ideias de como eu queria o botão: marrom ou branco, amadeirado ou de algum material que não fosse plástico, de um tamanho médio, mas não muito pequeno. Bom, tinha delineado algumas coisas na minha imaginação, mas estava aberta a mudar de ideia completamente, chegar na loja e testar todas as opções comparando com o casaco (que eu levei na minha bolsa para melhor avaliação).
Fato é que cheguei na loja, me deram uma senha e já comecei a ficar decepcionada, senha não era bem o que eu tava esperando. Quando chegou a minha vez na fila a atendente me perguntou exatamente o que eu queria e me mostrou isso: médio, marrom de plástico. Pior, realmente, não existia todas as opções que eu tinha imaginado. Todos os botões eram iguais. IGUAIS. Uma mesma fôrma utilizada nas mais variadas cores e tamanhos, mas basicamente igual. Cade a criatividade? o cuidado? a delicadeza? Sei que existem coisas mais importantes no mundo, sei que tem gente morrendo de fome, mas eu me senti ofendida pelo descaso da vendedora e da loja em só oferecer um mesmo tipo de botão. Eu tenho direito a um hobby e esse hobby é compartilhado por muitas pessoas e eu essas pessoas queremos ter opções.
Daí eu comecei a reparar que não só os botões deixam a desejar a linhas e lãs também, é incrível como não tem diversidade de material para crafts no brasil. A primeira vez que eu fui comprar uma agulha circular numa loja a vendedora teve que perguntar para outra O QUE ERA ISSO! Veja bem em uma loja de produtos de tricot espera-se que eles entendam de produtos de tricot.
Fiquei decepcionada com isso porque apesar de meu Peggy Sue estar bonito não era tudo que podia ser.

3 comentários:

  1. Ola boa tarde
    admiro moças que estudam
    e gostam de tricotar ou crochetar
    vc é um exemplo viu
    parabens
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Vc num sabe o qto me identifiquei com seu post. Os melhores materiais que tenho vieram de amigas que moram em outros paises, graças a Deus elas compram e mandam qdo preciso. Vc já tentou comprar agulhas de 2 pontas de número grande? Nem com vela acesa vc consegue. Agulha circular? Essa então só com muita reza!kkkk
    E olha que tenho armarinhos bons e sortidos por aqui. Mas nesse país infelizmente o artesanato num tem valor nenhum, ninguem investe nisso. E a qualidade das lãs? Qdo está no meio do trabalho começam a aparecer as emendas e muitas em unico novelo. Se o ponto for liso...lascou...pq vc num tem onde esconder. E as lãs mal torcidas, cada pedaço tem uma espessura diferente. Enfim, me identifiquei muito com esse seu post. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Lara, gostei da sua visita e estou de acordo com seu post, pois nem sempre conseguimos encontrar aquilo que idealizamos. Quanto ás tricoteiras portuguesas somos cada vez mais, e tem muitos grupos em todas as cidades.
    Desejo muitas felicidades para os estudos e bons tricôs.
    Um beijinho
    Mifá

    ResponderExcluir